FREITAS, A. C. ; FARIA, P. Consciência Metalinguística e Aquisição da Escrita: Contribuições de uma Pesquisa em Andamento para Tempos de (pós) Pandemia. In: Jader Silveira. (Org.). EDUCAÇÃO EM PARTES: ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES. 1ed.: Zenodo, 2023, v. 2, p. 50-65. (acesse aqui)

Resumo

O presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como finalidade compartilhar reflexões sobre aConsciência Metalinguística, a aquisição da escrita e a metodologia e contribuir com o ensino em tempos de (pós) pandemia. Tal pesquisa tem a intenção de investigar, através de diferentes tarefas, se há relação entre a Consciência Metalinguística e o índice de apagamento do /R/ final de palavras na escrita de crianças em fase de alfabetização, levando em consideração a existência ou não do apagamento do /R/ em coda em sílaba final de palavras (ex.: come(r)) não sucedidas por outra iniciada por vogal (ressilabificação). A pesquisa também objetivou elaborar testes criados pelos pesquisadores e baseados nos estudos de Rego (1995) e Barrera e Maluf (2003), a fim de avaliar as consciências fonológica, lexical e sintática, e a segmentação de palavras terminadas em /R/. Para isso, a pesquisa contou com a participação de crianças entre 6 e 8 anos de idade, em fase de alfabetização, no último nível de aquisição da escrita, de acordo com Ferreiro e Teberosky (1999), quando já são capazes de fazer uma segmentação da linguagem oral mais evoluída.

Palavras-chave

Consciência metalinguística, Aquisição da escrita, Pandemia